Um dos temas que a ADIGO trabalha com muita propriedade é a gestão de conflitos. Trazer consciência e prática para reconhecer a dinâmica de um conflito e as formas de encaminhamento é uma arte. E para que essa arte seja especial, contamos com a presença do Luciano Gianini, Mestre de Aikido em nossas formações e treinamentos. A seguir, três perguntas para o Luciano.

Luciano, poderia falar um pouco sobre você?

Eu sou Professor, Mestre em comunicação e Linguagens e Facilitador em processos de desenvolvimento. Minha carreira iniciou na área da educação e depois acabei migrando para o meio coorporativo atuando no marketing e nos últimos 12 anos com treinamento e desenvolvimento de pessoas. Em paralelo a tudo isso, sou praticante e instrutor de Aikido, arte esta que utilizo para minha vida pessoal e como ferramenta para aplicar nos processos que lidero.

Qual é sua conexão com a ADIGO?

Conheci a ADIGO por meio de um amigo e mentor, o Marcos Madeira, que também é praticante de Aikido. Juntos desenvolvemos este programa de gestão de conflitos utilizando o Aikido como ferramenta. A princípio o Marcos liderava estas ações e depois da mudança dele para o exterior acabei assumindo integralmente estas atividades que ocorrem durante o módulo 03 da Formação de Líderes Facilitadores e Consultores, formação esta que tive o prazer e honra de concluir. Este processo todo já tem uns 10 anos e já perdi a conta de quantas turmas fizemos.

Poderia comentar um pouco mais sobre a relação do Aikido com Gestão de Conflitos?

O Aikido é uma arte marcial que também é conhecida como arte da paz. O propósito do treino está no autodesenvolvimento, ou seja, utilizamos técnicas de luta como ferramenta para se desenvolver buscando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esta tríade faz parte de um princípio filosófico que rege todas as artes marciais japonesas que é o BUDO. Assim, procuramos trazer àqueles que participam desta atividade a ideia de que não conseguimos evitar os conflitos, mas sim administrá-los e para isso é preciso estar bem consigo mesmo. Somente com o corpo são, mente aberta e equilíbrio emocional é que seremos capazes de gerir conflitos. As movimentações sugeridas durante o programa têm como objetivo proporcionar uma vivência prática de conceitos que são trabalhados no módulo 03 da formação citada acima. O participante, portanto, experimenta alguns movimentos com o corpo, que fazem parte da prática do Aikido, que o auxiliam nas reflexões sobre o tema Gestão de Conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *