Antes de você saber o que é a “Mentoria in Company”, precisa entender que este processo é uma excelente forma para que o líder e seus colaboradores conheçam a fundo a cultura de sua empresa.

Imagine ter colaboradores que, ao mesmo tempo, aprendem e “ensinam” – ou compartilham – sobre a cultura e os negócios da empresa de forma a fortalecer o propósito e o impacto no ecossistema em que atua. Imaginou?

Mas, o que é Mentoria In Company?

A mentoria é reconhecida como um processo de forte impacto no desenvolvimento de pessoas, e as ajuda a planejar, gerenciar e impulsionar suas empresas, além de desenvolvê-las, estimulando o desenvolvimento de novas competências, experiências e novos caminhos.

O mentor que conduz o processo, se torna um aliado estratégico dos líderes da empresa em que atua (mentor interno) ou da empresa que apoia (mentor externo).

O seu papel é inspirar, ensinar e trazer seus conhecimentos sobre um assunto específico para os indivíduos, grupos ou para a  organização. É responsável também pelo processo escolhido para a mentoria.

A ideia é que esse profissional experiente ofereça uma visão estruturada, mostrando os caminhos para que o indivíduo e/ou o negócio cresçam no mercado.

A função da mentoria

A mentoria em si, possui o objetivo de apoiar o líder a alcançar seus objetivos e desafios num determinado momento de carreira e vida.

O mentor irá conduzir esse processo, aprimorando a organização, pois seu propósito é fazer com que o líder e os colaboradores encontrem um caminho mais promissor, buscando o progresso e o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.

A relação entre o mentor e os demais envolvidos tende a ser informal, pois tratam-se de conversas estruturadas para alcançar os objetivos da empresa, e é necessário ter uma relação de confiança, visto que ele atuará no papel profissional e  pessoal.

Qual a diferença entre mentor e consultor?

Ambos os termos podem ser parecidos, mas é importante não confundir a mentoria com consultoria.

Um consultor é aquele profissional que apresenta uma proposta específica para um processo ou projeto da empresa.

Já com um mentor, o empresário discute periodicamente sobre os seus desafios ou do seu negócio, com um suporte mais amplo, não apenas focado na empresa, mas também no impacto dos resultados.

Por que a mentoria é importante?

Todo e qualquer líder quer que a sua empresa cresça e se fortaleça no mercado, não é mesmo?

Para realizar isto com segurança ele precisa de alguém experiente que o guie e apoie em qualquer adversidade neste caminho: o mentor cumpre esse papel.

Ter alguém que já passou o mesmo que você, é como ter um forte aliado nesta caminhada. O mentor é alguém experiente que irá lhe dizer como viveu determinado momento de virada na carreira, contando e compartilhando com você experiências pessoais sobre os erros e acertos que cometeu para construir essa jornada de sucesso que você, líder, quer seguir.

A partir do momento em que as conversas, ou seja, a mentoria é realizada, é possível acumular mais conhecimento e saber qual o caminho mais correto e seguro para a sua empresa.

Você também consegue perceber quais estratégias dão mais certo que as outras dentro da empresa, a fim de que todos consigam melhores posições no futuro, aumentando potencialmente o engajamento de todos os envolvidos.

É claro que tudo isso não é tão simples, você precisa encontrar um mentor e um programa de mentoria que realmente seja confiável, visto que uma das funções da mentoria é fornecer desenvolvimento constante aos líderes, porque não se trata especificamente de conhecimento técnico, de aplicar teorias, e sim da vivência e experiência do mentor para com a situação e carreira.

O que você precisa compreender é que a mentoria irá lhe ajudar a alcançar objetivos de forma mais contundente e objetiva, porque você acaba, literalmente, aprendendo como superar desafios pessoais, da empresa e desta no mercado, de forma consciente e conectado com seu autodesenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *