5 Módulos:
02/07, 09/07, 16/07, 23/07 e 27/08

Para apoiar os líderes nos desafios contemporâneos apresentamos o mais novo programa da ADIGO Desenvolvimento: “Liderança e Gestão Remota”.

Os workshops, 100% interativos, acontecem sempre das 8h30 as 12h30 pela plataforma Zoom. E o último módulo, 30 dias após o Módulo 4, discute aprendizados, evoluções e caminhos práticos a partir deste treinamento.

A transformação digital, a partir da virada do último século, trouxe novas oportunidades e desafios para a gestão. Muitas organizações passaram a adotar novas estruturas de trabalho, e iniciaram ou intensificaram o trabalho remoto. Independente de tamanho, segmento ou dispersão geográfica, os modelos de trabalho remoto vieram para ficar.

Neste contexto, surge a pergunta: como fazer uma gestão remota, e no que esta difere da gestão presencial? Uma pergunta aparentemente simples, mas de resposta complexa. São muitas variáveis a se considerar na gestão remota, das mais concretas até as mais sutis: quais tecnologias e ferramentas adotadas, como os processos organizacionais serão moldados neste contexto, como o ambiente de trabalho e as relações se estabelecem, e como o trabalho remoto impacta e é impacto pela cultura e pela identidade da empresa (vista como um organismo vivo e coletivo).

Diante desta complexidade, torna-se ainda mais necessária uma abordagem integrada da liderança, que concilie técnicas com uma visão ampla, e porque não sensível, das individualidades humanas e das organizações.

Conheça o curso “Liderança e Gestão Remota”

Objetivos

  • Capacitar os líderes a gerirem remotamente suas equipes à luz da visão integrada das organizações, considerando os níveis de recursos, processos, relações e identidade.
  • Apoiar os participantes a desenvolver um estilo de liderança presente e efetivo em um ambiente virtual.
  • Apresentar tendências e novos paradigmas de liderança que emergem no cenário atual.
  • Propiciar um ambiente rico de troca de experiências entre participantes de diferentes empresas, de forma a potencializar o processo de aprendizado e a troca de experiências.
  • Oferecer dicas práticas e principais cuidados a serem tomados no ambiente remoto.
  • Apoiar o autodesenvolvimento, equilibrando a excelência pessoal (física, psíquica e espiritual) e a qualidade de vida através do autoconhecimento.

Uma carga horária total de 26 horas, divididas da seguinte forma

  • 4 sessões semanais online e interativas, com até 4 horas de duração, com dia e horário pré-estabelecidos, via plataforma de reuniões virtuais (Zoom).
  • 1 Encontro de Aprendizado de 2 horas após 30 dias do quarto módulo.
  • 8 horas de aplicação prática e trabalho assíncrono entre os módulos.

Conteúdos específicos por módulo

Módulo 1 – A gestão remota e suas principais implicações para indivíduos, grupos e organizações

  • Desafios contemporâneos da Liderança.
  • Aspectos e fenômenos que devem ser considerados para a gestão remota a partir de uma visão integrada do ser humano e das organizações
  • As diferentes gerações e como lidam com os modelos virtuais de trabalho.
  • Boas práticas no uso de tecnologias e metodologias de trabalho remoto.
  • Discussão de desafios reais vividos pelos participantes do curso.

Módulo 2 – Os Papéis do líder na Gestão Remota

  • Os diferentes papéis do líder e como exercê-los na gestão remota, mantendo o engajamento e performance da equipe.
  • Implicações das interações online nos processos decisórios e como conduzi-los no ambiente virtual.
  • Desafios para manter um fluxo de comunicação e de execução.
  • Condução de conversas mobilizadoras com o time.
  • Experiências práticas vividas pelos participantes em sua realidade.

Módulo 3 – A Gestão de pessoas e as relações de confiança no ambiente remoto

  • Impactos da gestão remota nas relações do time.
  • As fases de desenvolvimento dos grupos e a contribuição do líder para sua evolução.
  • Formar e gerir times de alta performance.
  • Boas práticas de gestão para estabelecer um ritmo saudável de trabalho digital junto à sua equipe.
  • Desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho remoto.
  • Como dar feedback e realizar conversas difíceis
  • Boas práticas de gestão de pessoas no ambiente virtual
  • Exercícios práticos sobre como conduzir conversas de desenvolvimento na gestão remota.
  • Aprendizados a partir de casos reais de gestão remota presentes no grupo.

Módulo 4 – Tornar-se um Líder Facilitador

  • As implicações dos desafios contemporâneos para a gestão da carreira.
  • Construção da identidade pessoal de liderança.
  • Gerar caminhos de autodesenvolvimento e encontrar equilíbrio na minha atuação como líder.
  • Planos para sustentar o desenvolvimento a partir deste curso.

Módulo 5 – Encontro de Aprendizado (30 dias após o Módulo 4)

  • Atividades práticas a partir dos desafios e evoluções dos participantes
  • Quais experiências e aprendizados vivenciei nestes últimos 30 dias?
  • Quais foram a minhas maiores evoluções?
  • Quais ajustes ainda são necessários na minha atuação?
  • O que ainda preciso buscar para viabilizar meu plano de desenvolvimento?

Depoimentos

“Achei muito interessante porque, não é que precisemos desenvolver novas habilidades ou técnicas apenas, mas é colocar uma luz diferente aos conceitos que já conhecemos. Será que o estilo de gestão que tenho está adaptado à nova realidade e a necessidade de minha equipe? Que tipo de comunicação preciso desenvolver Como substituo o estar presente fisicamente para o estar presente de forma remota? São muitos aprendizados para esse novo contexto.”
Patricia Pires, Diretora de RH da PPg do Brasil

“Muito bom o curso de Liderança e Gestão Remota! É impressionante como as ideias aparecem depois de um dia como esse. Achei a interação também muito interessante. Tinham algumas pessoas na turma de empresas de tecnologia e o mais interessante é que se eles, que são do ramo tecnológico, estão em busca de novas ideias, imagina a gente que está um degrau abaixo no uso de ferramentas de tecnologia.”
Rodrigo Otoch, Comandante da Marinha do Brasil e Adido Naval no Reino Unido e Noruega

O valor do ingresso é para o workshop completo, composto por 5 Sessões

02 de julho,
quinta-feira

das 8h30 às 12h30

09 de julho,
quinta-feira
das 8h30 às 12h30

16 de julho,
quinta-feira
das 8h30 às 12h30

23 de julho,
quinta-feira
das 8h30 às 12h30

27 de agosto,
quinta-feira

das 8h30 às 12h30

Responsáveis pelo curso

Para cursos in company entre em contato conosco! Podemos adaptar este programa aos desafios específicos da sua empresa.

Inscreva-se