Autores: Maria Isabel Pereira e Jair Moggi
Editora Pioneira


No ano 2005 queremos ser reconhecidos como… A melhor empresa de prestação de serviços de saneamento ambiental. Uma empresa ética, competitiva, eficaz, voltada ao cliente e ao cidadão. Uma empresa que conte com a participação do estado, dos Municípios, da sociedade e da iniciativa privada. Uma empresa que atue através de Unidades de Negócio e/ou Subsidiárias controladas por uma Holding e de organização simples, flexível e ágil.
A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, concessionária de um bem universalmente indispensável como a água, planeja, executa, opera e comercializa serviços de saneamento básico igualmente essenciais em todo o Estado – captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos -, administra os benefícios que direta ou indiretamente decorrem de seus empreendimentos e presta serviços correlatos com seu objeto social, no Brasil ou no exterior, além de participar de outras sociedades em que o poder público direta ou indiretamente seja acionista ou cotista.
Uma das maiores empresas de saneamento do mundo, com faturamento anual próximo de US$ 3 bilhões, mantém cerca de 20 mil empregos diretos e oferece à população 70 mil litros de água tratada por segundo, com qualidade acima dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira e pelas normas da Organização Mundial de Saúde.
Em 1994, a Sabesp era uma empresa deficitária, desgastada perante clientes, fornecedores e poder concedente. Estudos indicavam a necessidade de investimentos superiores a R$ 3 bilhões, enquanto as dívidas totalizavam R$ 643 milhões. Havia ainda um Estado esgotado na capacidade de investir e uma nova realidade de mercado, disputado pelas operadoras mais eficientes.
Mas a Sabesp é agora a melhor empresa de saneamento das Américas, conforme premiação concedida pela Aidis – Associación Interamericana de Ingenieria Sanitária y Ambiental. Com o desenvolvimento do novo modelo de gestão, transformou prejuízo em lucro, demonstrando melhorias em todos os indicadores de resultados.
Coroando o processo iniciado em 1994, a empresa volta-se para a gestão do conhecimento em um ambiente participativo consolidado, mantendo-se em transformação contínua e prescindindo de crises para impingi-la em direção ao estado da arte. Assim, a Sabesp se considera aparelhada para avançar no século XXI. Não porque tenha alcançado o alinhamento com o estado da arte, ou porque detenha todas as respostas e conhecimentos necessários. Mas porque consolida um modelo de gestão que lhe confere prontidão para muda, tanto quanto as demandas ou inovações o exigirem.
Este livro descreve os processos administrativos e estratégicos que transformaram a Sabesp na melhor empresa de saneamento das Américas, bem como lança luzes sobre como ela pretende vencer os desafios rumo ao futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *