Laboratório de Facilitadores

A Arte de Facilitar reuniões e eventos online sem mistério

08/03, 15/03, 22/03, 29/03 e 05/04

sempre das 8h30 às 11h30

Após um ano de intensa experiência com trabalho remoto, Carolina e Fernanda compartilham seus aprendizados através de um Laboratório de Facilitadores.

Laboratório porque todo o programa foi pensado e estruturado como uma oficina que equilibrará conteúdo, interação e procedimento. Os três pilares de atenção básicos para que um encontro online tenha sucesso.

Para Facilitadores, porque nós da ADIGO Desenvolvimento entendemos que o ofício de conduzir reuniões, elaborar e organizar agendas de eventos, construir dinâmicas de grupo e saber otimizar ao máximo as plataformas de reunião online são partes indispensáveis da arte de facilitar reuniões e eventos online sem mistério.

O curso será 100% online, com conteúdos síncronos e assíncronos dispostos em 5 módulos, e a opção de que os participantes sigam com a mentoria das coordenadoras do curso.

Durante o percurso os participantes poderão experimentar ferramentas e exercícios adequados à realidade online, aprender e rever arquétipos importantes e basilares para o trabalho de facilitação, mergulhar e experimentar plataformas de trabalho remoto, além é claro de ampliar seu network e e colher aprendizados da realidade diversa

Contexto

A transformação digital, a partir do último ano, trouxe novas oportunidades e desafios, trabalhar de casa não é o mesmo que fazer home office, prática que algumas organizações já haviam instalado em sua rotina e previa um trabalho pontual de seus colaboradores em seus lares. Hoje, com a pandemia, o trabalho remoto exige alto nível de comprometimento, disciplina e autocuidado para que não se chegue à exaustão.  Diante desta complexidade, o papel de quem facilita reuniões se torna ainda mais relevante.

Fazer do ambiente online algo efetivo e que não seja maçante para quem conduz reuniões e para quem participa delas é um enorme desafio. Através do Laboratório de Facilitadores, pretendemos amplificar e enriquecer o trabalho de quem vive essa nova realidade.

A atuação mais fundamentada neste contexto começa por uma mudança de consciência do papel e da atitude de quem tem a atividade de facilitar reuniões, que se torna uma arte com conteúdos fundamentados e adaptáveis. A essência desta atividade está no apoio tanto na busca de otimizar os resultados das reuniões quanto na manutenção do ambiente de trabalho, através de uma atuação viva, ágil e simples.

Surgem então algumas perguntas: qual a melhor ferramenta para encontros online? Quais as suas aplicabilidades, especificidades? Como os facilitadores podem manter um bom ambiente e certo calor no ambiente online? Quais as regras e etiquetas para a boa facilitação? Quais conteúdos podem sustentar a atuação?

Estrutura do programa

  • Uma carga horária total de 15 horas, divididas em 5 sessões semanais online e interativas, ao vivo, com 3 horas de duração, para até 25 participantes e 2 horas de conteúdo assíncrono.
  • As sessões síncronas terão dia e horário pré-estabelecidos, via plataforma de reuniões virtuais (Zoom).
  • Prepare-se para uma experiência interativa, na qual os conteúdos são traduzidos em dicas práticas e troca de experiências, a partir de exercícios que recriam a realidade das reuniões online.
  • Adicionalmente são estimadas mais 6 horas de leituras, vídeos e aplicação prática de forma assíncrona entre os módulos.
  • Um ebook exclusivo será disponibilizado com todo o conteúdo e leituras adicionais, bem como formulários e ferramentas práticas.
  • Todo o conteúdo será disponibilizado via Google Drive e ficará disponível por 12 meses após a conclusão do curso.
  • Um grupo de Whatsapp exclusivo da turma é formado com o objetivo de enviar informações da turma e do curso (o uso é opcional e fique tranquilo pois mensagens de outros temas não serão permitidas;)

Conteúdo específico por módulo

Módulo 1. Introdução à facilitação online

  • O que significa ser facilitador de reuniões?
  • As três dimensões do trabalho online efetivo
  • Impactos do modelo remoto na realidade pandêmica
  • Dicas práticas, exercícios e trocas de experiências

Módulo 2. Dimensão do Conteúdo

  • Como fazer um bom planejamento de reuniões?
  • Quais as estruturas ideias de tempo, número de participantes?
  • O que faz parte do papel de facilitação?
  • Como usar a plataforma disponível à seu favor?

Módulo 3. Dimensão da Interação

  • Como trabalhar e preparar o corpo para reuniões online?
  • Exercícios práticos e métodos para condução de conversas mobilizadoras.
  • Estruturas libertadoras e suas aplicabilidades.
  • Inteligência emocional do facilitador e habilidades de comunicação.

Módulo 4. Dimensão do Procedimento

  • Quais as ferramentas disponíveis?
  • Como fazer um bom registro de reuniões?
  • Como levar os acordos e compromissos para a ação?
  • Como fazer um bom pós-reunião?

Módulo 5: Autoconhecimento para Facilitadores

  • As 7 qualidades essenciais do facilitador
  • Como garantir uma postura integrada da facilitação
  • Construção de identidade e propósito no papel de facilitação

Responsáveis pelo curso

Para cursos in company entre em contato conosco! Podemos adaptar este programa aos desafios específicos da sua empresa (fale conosco).

Evento Online via Zoom

Este evento acontecerá via Zoom. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

Inscreva-se