Com o mercado em constante mudança, é necessário que as empresas tenham, além de uma boa infraestrutura e tecnologia a sua disposição, uma liderança organizacional atualizada e atuante. Dessa maneira, aumentam as chances de que   a empresa caminhe em direção aos resultados que almeja.

A liderança organizacional é o conjunto de valores, políticas, princípios, planos, ações, etc., que são adotados – pelos líderes – para fazer com que um grupo de pessoas tenha, em comum, objetivos que estejam ligados aos interesses da empresa. Essas ações seriam, por exemplo: organização de atividades, engajamento e desenvolvimento dos colaboradores, gestão de conflitos, preservação do relacionamento interpessoal, entre outras.

Para que a liderança organizacional tenha efeito, é necessário contar com bons líderes organizacionais. Um bom líder reflete sua liderança nos colaboradores e os resultados são consequência. Porém, esse processo não é tão fácil como parece. Existem questões que podem dificultar a performance e o atingimento desses resultados.

Por mais que cada empresa seja única, tenha as suas características próprias, seu perfil de atuação no mercado, muitos problemas são comuns a todas elas, não importando a sua área de atuação.

Veja abaixo 5 fatores que afetam o desenvolvimento da liderança organizacional, para que assim você possa identificá-los e se antecipar nos encaminhamentos.

Gestão ineficaz

A liderança eficaz evita muitos problemas, mas por mais que os líderes saibam e entendam a importância de desenvolver uma liderança que seja realmente eficaz, muitos ainda deixam a desejar nesse quesito, sendo este um dos principais fatores que causam problemas dentro das empresas atualmente.

A gestão de pessoas está ligada à produtividade, motivação e desempenho dos colaboradores. O líder deve ser um profissional que desenvolva sua função com excelência, buscando o melhor para os colaboradores e para a empresa, tanto do lado estrutural quanto humano.

Falhas na comunicação

Algo muito comum e que gera desconforto entre os colaboradores dentro das empresas é a falta de uma comunicação que seja clara e transparente,  principalmente quando está ligada ao processo de tomada de decisões.

O que acontece, de fato, é que ainda existe deficiência no compartilhamento das decisões tomadas com os colaboradores, sendo que as mudanças resultantes dessas decisões, afetam o dia a dia dos mesmos. Essa comunicação deficiente prejudica o convívio entre líder e liderado dentro do ambiente corporativo, impactando a confiança.

O recomendado é que exista a participação dos colaboradores nos processos de tomada de decisões, que eles se sintam como parte do processo, que o trabalho que realizam seja valorizado, sendo de fato uma parte viva da empresa.

A falta de visão do futuro

Bons resultados só são possíveis quando existe o conhecimento do estado atual da empresa, qual seria o estado ideal a ser buscado e um plano para alcançar o objetivo. Essa visão de futuro deve ser compartilhada com todos da empresa.

Para todo negócio ter sucesso é fundamental que tenha um plano de ação traçado e flexível. Ter a visão do futuro é uma descrição clara e objetiva de como a empresa deseja estar em um determinado período de tempo, e de que forma poderá alcançar este objetivo. Diz também que está disposta a se adaptar.

Não desenvolver esse processo pode fazer com que a empresa se perca no meio do caminho das ações organizacionais, prejudicando, dessa forma, a evolução e o crescimento como um todo.

Não compartilhar conhecimentos

Um grande problema que diversas empresas enfrentam e que muitas não sabem lidar, é com o seu processo de gestão do conhecimento. Existe uma dificuldade em transmitir aos novos profissionais as informações necessárias para desempenharem suas atividades de maneira satisfatória.

Neste processo, muito tempo é perdido, sendo que este problema poderia ser evitado se existisse um processo de compartilhamento incluindo: palestras, grupos de aprendizagem específicos, treinamentos, entre outras opções, o que melhor se encaixe na situação.

Clima organizacional não satisfatório

Um ambiente de trabalho em que o clima não seja satisfatório é algo indesejado e pode se tornar um desafio para todos.

É preciso tomar cuidado com essa questão, pois ela leva colaboradores a sentirem-se cada vez mais desmotivados, ocasionando queda de engajamento e desempenho, e diminuição da produtividade, fatores que são importantes para o sucesso da empresa e bem estar dos colaboradores.

Para que esses e outros problemas não aconteçam na empresa, os líderes e os colaboradores devem andar juntos. Os melhores líderes impactam positivamente seu grupo de convívio, a empresa e a sociedade.

Dos fatores que mostramos aqui, algum deles está se destacando em sua realidade atual? Existem mais fatores que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de uma liderança organizacional mais efetiva, mas o primeiro passo para o sucesso é identificar e aceitar que existe um problema, encontrar as alternativas de solução colaborativamente e corrigi-lo.

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