Ninguém nasce líder, isso é um fato. Existe a aptidão para a liderança mas ela precisa ser lapidada. Um bom líder é um bom aprendiz, ter experiência em liderança, por si só, não promove a qualificação, é necessário uma educação constante.

Para realizar essa função com excelência é necessário muita prática e foco. Uma parte fundamental de ser um bom líder é capacitar seus colaboradores.

Coaching significa oferecer um processo de desenvolvimento positivo e construtivo aos seus colaboradores, para ajudá-los a crescer. Também significa trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns, ao invés de ser apenas “o chefe”.

Partindo desse princípio, o líder coach contemporâneo vem sendo muito requisitado, visto que, o profissional conduz toda uma organização através de situações de melhoria performance, auxilia nas tomadas de decisão, e busca atingir os resultados esperados pela empresa, e também, está atento às questões humanas dos indivíduos na organização.

A prática com ferramentas do processo de coaching em empresas vem crescendo devido a uma demanda dos colaboradores em querer mais do que apenas um líder ou chefe, alguém que seja capaz de conduzi-los de um ponto a outro de performance em relação aos desafios atuais, sem desconsiderar suas características humanas e individuais, unindo a vida profissional com a vida pessoal.

Para isso é necessário que o líder busque saber as dores dos colaboradores, o que eles esperam, o que eles necessitam, e resolva essas questões para um melhor ambiente de trabalho.

Você sabe o que é um líder facilitador?

Assim como o líder coach contemporâneo, é ele quem se coloca a serviço da equipe para que os projetos sejam concluídos e os resultados alcançados. O líder pode, por exemplo, administrar conflitos e guiar trabalhos em equipe em busca da melhor solução

Se você analisar bem, essa função de “facilitador”, antigamente era dos colaboradores, que se dedicavam a pensar nas melhores estratégias e táticas a serem adotadas pela empresa, facilitando assim a vida do líder ou chefe.

Hoje em dia isso se inverteu, existem treinamentos para os líderes facilitadores, em que a principal função deles está em conectar as pessoas, aumentar a sua consciência através da prática constante de feedback e remover as barreiras que impedem os colaboradores de entregar os resultados esperados. Agora, quem facilita a vida dos colaboradores é o líder.

Para desenvolver essa capacidade, o líder precisa trabalhar no seu autoconhecimento, dessa forma é possível que ele se torne um facilitador mais atento e conectado aos outros.

A importância de uma boa liderança em uma empresa

A forma de liderança das organizações passou por várias mudanças, não sendo mais aquele líder usual com perfil autoritário que busca o respeito pelo medo, com ordens e restrições. Atualmente, o papel da liderança é mais próximo dos colaboradores, e o respeito é construído pela confiança, experiência e exemplo. Visto que todo líder é um aprendiz, separamos algumas das principais características que um bom líder deve ter:

Desenvolver seus colaboradores: aqueles que trabalham em sua empresa são seus colaboradores, logo, o sucesso de cada um deles traz o seu sucesso, essa é uma característica fundamental de um líder, auxiliar o crescimento dos seus liderados.

Ser um exemplo: um líder precisa mostrar que não está ali por acaso, ele entrega resultados reais, coloca a mão na massa, entrega e recebe feedbacks construtivos, se mostra uma referência dentro de sua empresa.

Ter habilidades sociais: um líder precisa saber fazer conexões, e mantê-las em um relacionamento saudável, para poder avançar, e isso exige habilidades sociais como possuir uma ótima comunicação, empatia, saber cultivar relações interpessoais.

Ser um líder acessível: um grande líder não pode ser intocável, seus colaboradores devem se sentir confiantes a com liberdade para chegar até você, para discutir ideias, pedir ajuda, e assim construindo cada vez mais confiança, transformando o ambiente de trabalho, no qual os colaboradores se sentem mais à vontade e podem até mesmo surpreendê-lo

Inteligência emocional: um líder deve responder bem a tempos ruins, a uma crise interna, saber mudar estratégias, tudo isso é uma grande responsabilidade que, com inteligência emocional, faz tudo se encaminhar melhor.

Conclusão

Como vimos, um bom líder faz toda diferença em uma organização. Líderes que se propõem a aprender e incentivar seus colaboradores, desenvolvem melhor as suas habilidades para liderar, por isso, invista em uma educação de qualidade sobre liderança.

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